quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Livros que Marcaram Nossa Infância

Neste vídeo vamos falar pra vocês alguns dos muitos livros que marcaram nossa infância, segue a lista:

Uólace e João Victor


João Victor mora com a mãe e vive as alegrias e dificuldades de um adolescente de classe média. Uólace vive nas ruas com a mãe alcoólatra e enfrenta os desafios de um adolescente que tenta sobreviver. Apesar das enormes diferenças entre os dois garotos, a história revela que, mesmo em mundos tão distantes, eles podem ter inquietudes, expectativas e sonhos semelhantes. Da trajetória desses personagens emergem dramas e esperanças que têm como cenário a cidade do Rio de Janeiro.






A Formiguinha e a Neve



Uma formiga pequena andava bem distraída, quando a neve a prendeu e ela ficou sem saída. Pediu a ajuda de todos, para poder se salvar. Mas ninguém ligou pra ela, ninguém a quis ajudar...









A Árvore Zoológica de Lalico Pimentão


Lalico era um menino tão tímido que quase ninguém o notava. Até que desenhou a árvore “zoológica” para o concurso da escola.









Ou Isto Ou Aquilo


Cantigas de ninar, cantigas de roda, parlendas, trava-línguas e adivinhas originários do folclore são formas de expressão muito próximas do mundo da criança e com efeitos estéticos bastante sugestivos, criativos e lúdicos. Cecília Meireles no livro 'Ou Isto Ou Aquilo' faz uso desses recursos.'Brinca' com as palavras, explora a sonoridade, o ritmo, as rimas, as repetições, a musicalidade. A autora resgata também o universo infantil, permeado por perguntas imprevisíveis, monólogos, situações surpreendentes, comparações incomuns, presença da fantasia e da imaginação.




O Menino Maluquinho


Na grande obra infantil de Ziraldo, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz.






Marcelo, Marmelo, Martelo


Este livro nos mostra a esperteza e vivacidade com que seus personagens resolvem seus impasses: Marcelo cria palavras novas, Terezinha e Gabriela descobrem a identidade na diferença e Carlos Alberto entende que não temos nada sem amigos.








O Balaio do Rato


As goiabas do rato sumiram, e só o gato podia explicar onde elas estavam.









Coleção Pingos


A HISTÓRIA DOS PINGOS conta como é cada um desses personagens. O leitor vai descobrir qual Pingo se parece mas com ele. É um texto para todas as idades. Todos queremos conhecer melhor as pessoas que vivem ao nosso redor.
Livros: Tesoura não é cenoura!; Passeio na fazenda; O artista; Dia de Sol; Você sabe guardar segredo?; Que mistério!; A mágica; Nem aqui, nem ali!; Lua cheia!; Que confusão!; Sabem por quê?; Alfabeto dos pingos!; Uma viagem à lua; Atchim!; Que bicho será?; Bolo fofo!; Buá... Buá... O que será?; A volta ao mundo; O aniversário; O amigo.


Paquito e Pepita


"Paquito é o papagaio do padeiro Seu Pinheiro, pendurado em seu poleiro papagueia o dia inteiro..."











O Roubo das Agendas


Três garotos curiosíssimos decidem roubar as agendas das garotas que eles paqueram na escola. Após o furto, acidentes e incidentes ocorrem, fugindo do controle dos meninos a posse e a integridade das agendas roubadas.
Suspense e muita confusão envolvem os meninos nas tentativas de devolução das agendas. Apesar das várias estratégias elaboradas por eles, as coisas acabam por complicar-se cada vez mais.
Escrito numa linguagem tipicamente urbana, o texto é bastante dinâmico e frenético, cheio de tiradas imaginativas e bem armadas. O comportamento dos adolescentes diante dos imprevistos, as descobertas no relacionamento com o sexo oposto, o amor platônico e a delinquência são alguns dos temas tratados no livro.

O Mundo de Mariana


Mariana estava sempre recebendo críticas de colegas, de professores e da família. Não entendia o porquê e ficava sempre aborrecida. Para esquecer os comentários, ela tocava piano. Viajava nas notas musicais e nos livros. Um dia, a professora de Mariana pediu que todos os alunos fizessem uma redação ''Meu fim de semana inesquecível'' A partir daquele fim de semana, a vida de Mariana mudou.







O Grito do Hip-Hop


Morando numa favela lá pros lados do Capão Redondo, periferia de São Paulo, Toninho leva uma vida difícil. Órfão desde muito cedo, trabalha para ajudar sua mãe e sua irmã, convivendo diariamente com a pobreza, o desemprego, a criminalidade.
Nem por isso deixa de se divertir. Com seus amigos Gera e Beó adora pichar muros e paredes, deixando a marca da turma pela cidade.
A alegria rápida do spray, contudo, vai perdendo a graça à medida que Toninho entra em contato com ativistas do movimento hip hop (rappers, grafiteiros, educadores). Aqui você vai acompanhar os passos dessa descoberta, o percurso de um grito que nasce da indignação.



Quando Meu Pai Perdeu o Emprego


Pepê, Beto, Ju e Caró são quatro irmãos acostumados a morar em casa com piscina, frequentar colégios caros e clubes elegantes, ganhar motos e videogames de presente. Mas, de um dia para o outro, o pai perde o emprego. Sem dinheiro, a família vai tendo de abrir mão de tudo: da casa, dos carros... O que passa pela cabeça das crianças? Será que podem ajudar? Continuariam juntos e felizes ou começariam um motim a bordo da Nave Azul? Ora, é só perguntar ao Capitão Esperança!






E aí, já leu algum desses livros? Clique no vídeo abaixo pra saber um pouco sobre como esses livros marcaram nossa infância, curta, comente, compartilhe, adicione aos favoritos, inscreva-se no canal e clique no sininho pra ativar as notificações e não perder nenhum vídeo. Valeu! ;)







Nenhum comentário:

Postar um comentário