quarta-feira, 12 de julho de 2017

Maiores Boatos da Internet

Menina cega vai ganhar R$ 0,10 por compartilhamento no facebook - A menina não é cega, é apenas uma menina iraniana, chamada Mohammadi Mahdis, que por ser muito bonita e ter seu rosto parecido com o de uma boneca virou notícia. Como que a cada compartilhamento 10 centavos serão doados? Como recolhem esse dinheiro? E como chega até ela? Tudo boato, a menina nem é cega e muito menos o dinheiro vai chegar até ela, até porque nem tem como arrecadar nada só por causa de compartilhamentos em uma rede social.



Bomba vai explodir as estações de metrô da Pavuna e da Central do Brasil no Rio de Janeiro - Esse boato espalhado através de um áudio no whatsapp causou pânico a muita gente, mas não passou de mentira. Essa mentira começou em 2015 com a morte do traficante Playboy em agosto de 2015 e voltou em maio como se fosse novidade. Na época saiu no jornal Extra, no jornal O Dia e o próprio Metrô Rio desmentiu tudo. Até mesmo a polícia negou que essa ameaça era verdade. Nem em 2015 e nem em 2017 explodiu estação alguma.



Golpe do Perfume - Esse começou em 2014 espalhando que um homem estava usando perfumes para intoxicar mulheres e estuprá-las na Penha (RJ). O boato se espalhou pelo facebook e whatsapp, mas o Jornal Extra fez uma matéria informando que a Polícia Civil desmentiu que exista qualquer caso de homens usando perfumes para estuprar mulheres. Em 2017 esse boato voltou reformulado, agora os áudios de whatsapp dizem que os bandidos estão abordando querendo oferecer perfumes para vender, mas no frasco contém uma substância que te faz desmaiar em poucos minutos e assim vem a quadrilha atrás de você e te assalta. Apesar de termos conhecidos alegando que foram abordados por umas pessoas estranhas oferecendo perfumes e pareceu tudo muito estranho, não tem nenhuma confirmação desses casos na polícia que mais uma vez desmentiu tudo.



Guerra Civil no Brasil - Após a declaração da OAB de ser contra a reforma previdenciária no Brasil começou a circular um boato na internet de que a Guerra Civil foi declarada no Brasil. Não tem nenhuma informação sobre guerra civil no Brasil se você pesquisar no google, a não ser referente a esse boato, não é nada oficial, é mais uma tentativa desesperada por uma intervenção militar. Não tem nenhuma prova sobre o assunto, apenas o que é verdade são as manifestações ocorrendo no país contra a reforma da previdência. Em 2015 também veio boato de guerra civil no Brasil por causa da Dilma e do PT e nada aconteceu, mais uma vez estão apenas reciclando um boato.



Carne de Cachorro no McDonald’s - Começou a circular nas redes sociais uma foto e um texto falando que a Polícia Federal e o Procon encontraram carne de cachorro em um restaurante do McDonald’s. Mais uma vez ao pesquisar sobre o caso não se encontra nada em sites de notícias. As imagens divulgadas são de outras notícias, fizeram uma montagem para alardear o povo. A imagem dos cachorros vem da Wikipédia, onde é explicado sobre a origem do consumo de carne de cachorro e os lugares onde é consumida. A imagem do Procon mostra um agente do Procon de Florianópolis notificando várias redes de fast food sobre a lei que proíbe comercialização de lanche acompanhado de brinquedos e brindes. E a foto de homens com cachorros mostra os matadores no comércio de cachorros comercializando carnes no Vietnã. Ou seja, pegaram várias imagens juntaram e criaram um boato sem noção.



Cota para Homossexuais em Concursos Públicos - A notícia dizia que um Projeto de Lei estabelecia 15% das vagas dos concursos públicos federais para homossexuais e transexuais. Até nome de deputado apareceu na notícia (Marquinhos Freire - PT - BA), sendo que esse deputado nem existe. No site da Câmara também não tem nenhuma informação sobre cotas para homossexuais e nem nada parecido. Não existe lei e nem projeto sobre o assunto. Essa notícia foi postada em um site de humor e alguém acreditou e começou a disseminar a mentira, viralizando assim mais um boato.



Estuprador e Sequestrador de Crianças em Mesquita - RJ - O serralheiro Carlos Luiz Batista, de 39 anos, foi identificado como morador de Mesquita e ter um carro Fox preto.  As mensagens espalhadas no boato continham a foto de Carlos e a mensagem alertando que ele usava seu carro Fox preto para sequestrar e estuprar crianças da cidade de Mesquita no Rio de Janeiro. As mensagens começaram a se espalhar no whatsapp e depois foram compartilhadas também em grupos no facebook. Na verdade ele mora em Cosmo, na Zona Oeste do Rio, e dirige um Corsa verde. Com toda essa mentira ele agora não tem paz e está sendo ameaçado de morte, recebendo ligações de que se for vista na rua vai morrer. Para se defender ele registrou uma queixa na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), mas como a mensagem continua sendo compartilhada ele gravou um vídeo com a família mostrando o registro de ocorrência feito na polícia e pedindo para não repassarem o boato, pois ele não é nenhum sequestrador e estuprador.



E aí, já tinha ouvido falar de algum desses boatos? Acreditou em neles? Faltou algum que não citamos? Clique no vídeo abaixo para ver o vídeo que falamos sobre o assunto e damos nossa opinião, deixe uma curtida, comente, compartilhe, adicione aos favoritos, inscreva-se no canal e clique no sininho pra ativar as notificações e não perder mais nenhum vídeo. Valeu! ;)





Fontes:
https://extra.globo.com/casos-de-policia/vitima-de-boato-em-redes-sociais-homem-tem-medo-de-sair-de-casa-rv1-1-20227314.html
http://www.boatos.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário