Em resumo, o femismo é quando as mulheres são colocadas acima dos homens, ou seja, acham que as mulheres são superiores aos homens. Machismo é quando os homens são colocados acima das mulheres, ou seja, acham que os homens são superiores às mulheres. E o Feminismo é um movimento social que luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres. Assim podemos perceber que não apenas mulheres são feministas, mas também muitos homens que querem que ambos tenham direitos iguais.
No Femismo, muitas mulheres afirmam que os homens não servem pra nada, que elas fazem tudo que eles fazem, mas fazem melhor que eles. Não quer dizer que não existam mulheres feministas que não sejam femistas, pelo contrário, muitas feministas não querem apenas a igualdade por pensar que todos são iguais perante às leis e perante Deus (pra quem acredita em Deus), mas sim por achar que as mulheres são superiores aos homens.
A igualdade de direitos que muitos homens e mulheres lutam é para que todos possam estudar, trabalhar, escolher sua profissão, receber o mesmo salário se pertencem ao mesmo cargo e possuem as mesmas funções, é o direito de poder ficar com quem quiser, sem ser tachada de galinha ou piranha, já que quando um homem faz isso ele é um garanhão, mas a mulher fica mal falada e taxada de que não presta pra casar, é poder dirigir sem ouvir piadinhas do tipo “mulher no volante, perigo constante” como se carro fosse coisa de homem. É também poder andar nas ruas sem precisar ouvir cantadas sejam desrespeitosas ou não ou tomar uma passada de mão. É poder pagar suas próprias contas ou dividi-las com seu companheiro, é não ser vítima de agressão doméstica e nem de violência sexual.
Extra: Já ouviram falar do Masculinismo? Esse sim é o contrário de Feminismo. Muitos pensam que o Masculinismo é uma luta de igualdades de direitos para os homens, como, por exemplo, homem não poder chorar, homem ter que tomar iniciativa nos relacionamentos, não poder escolher a profissão predominantemente feminina, como enfermeiro, cabeleireiro, empregado doméstico, serviço militar obrigatório, entre outras coisas. Mas na verdade o Masculinismo, que muitos estão lutando, é para que o mundo não mude, mas sim volte atrás, quando eles não precisavam competir com as mulheres porque elas não trabalhavam fora, quando eles eram os únicos a sustentar a casa, apenas eles terem direito ao voto e a se candidatar, entre outras coisas, que graças ao Feminismo conseguimos igualdade.
E aí o que vocês acharam do tema Feminismo vs. Femismo? Com os extras sobre Machismo e Masculinismo. Qual a sua opinião sobre os assuntos? Deixe nos comentários. Clique no vídeo, curta, compartilhe, adicione aos favoritos e inscreva-se no canal! Valeu! ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário