domingo, 1 de janeiro de 2017

Retrospectiva 2016

O ano de 2016 foi recheado de acontecimentos bombásticos! Muitos deles ruins, muitos bons. Como foram muitos, vamos listar pra vocês os acontecimentos mais significativos e mais comentados do ano!

MARÇO
Greve dos Professores
No dia 2, os professores da rede estadual do Rio deram início a uma greve. A greve contou com o apoio dos próprios estudantes, que se mobilizaram junto aos professores em diversas manifestações e ocuparam diversos colégios em forma de protesto por melhorias no ensino público e na infraestrutura das escolas. Os trabalhadores reivindicaram recuperação salarial de 30%, cumprimento do calendário de pagamento e uma pauta pedagógica extensa. Após quase 5 meses de paralisação, os professores resolveram suspender a greve, voltando assim ao trabalho no dia 27 de Julho. Resultado das Negociações entre a SEPE e o Governo do Estado.

ABRIL
Desabamento da Ciclovia Tim Maia
No dia 21, houve um desabamento da ciclovia Tim Maia, a ciclovia que liga os bairros do Leblon e São Conrado na Zona Sul do Rio de Janeiro, desabou e acabou matando dois homens.

MAIO
Estupro Coletivo
Um assunto que gerou muita polêmica foi o suposto estupro coletivo a uma adolescente de 16 anos. A Polícia Civil indiciou cinco acusados pelo crime, que ocorreu na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Isso mobilizou muitas mulheres nas redes sociais e com propagandas na tv contra o estupro. Mas o vazamento de supostos áudios de pessoas relatando que a menina sempre fazia isso e que ela quis ter relações com os caras acusados gerou mais polêmica ainda e dividiu opiniões.

JUNHO
Onda de Frio
- Tivemos uma onda de frio e São Paulo foi muito afetado por isso, pois essa onda de frio acabou matando pelo menos cinco moradores de ruas. Os moradores de rua reclamaram que agentes da Guarda Civil Metropolitana retiraram colchões e papelões e a guarda civil admitiu o ocorrido.

PEC 55
- O governo Michel Temer apresentou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, antiga PEC 241, responsável por limitar o aumento dos gastos públicos por 20 anos. O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e na primeira votação no Senado. Este projeto divide opiniões, pois especialistas afirmam que a PEC é indispensável para conter a dívida brasileira e outra parte afirma que trará prejuízos e penalizará os mais pobres. Diante disso vários protestos ocorreram no país.

AGOSTO
Pokémon Go
- Um jogo chamado Pokémon Go foi uma verdadeira febre no país, o jogo usa realidade aumentada e GPS para fazer com que os Pokémons da Nintendo sejam vistos no mundo real. Porém, como nada no Brasil são flores, ocorreram diversos problemas por causa do jogo, como acidentes, devido à distração dos jogadores e o aumento do número de roubo de celulares, pois até mesmo os bandidos estavam utilizando o jogo para detectar jogadores próximos e assim roubar seus aparelhos, ou então quando os jogadores saíam pela rua com o aparelho em mãos, facilitando assim a vida dos bandidos.

Desemprego no Brasil
- Tivemos recorde de desempregos no país, o Brasil registrou cerca de 12.042 milhões de pessoas desempregadas no período de agosto a outubro. 20 mil a mais do que no trimestre encerrado em setembro.

Olimpíadas Rio 2016
- Agosto foi um mês badalado, apesar dos problemas, o Rio de Janeiro, recebeu as Olimpíadas, que apesar de tantos atrasos nas obras, foi um sucesso de público e críticas. A Cerimônia de Abertura ocorreu em 5 de Agosto, num total de 17 dias, com Cerimônia de Encerramento no dia 21 de Agosto. Fatos bem marcantes dos Jogos foram: A despedida de Michael Phelps dos Jogos Olímpicos, com a conquista de 28 medalhas (23 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze) em toda sua carreira olímpica, destas as que foram conquistadas no Brasil (cinco de ouro e uma de prata). Tivemos também a despedida de Usain Bolt de Olimpíadas, no Rio ele venceu as três provas que disputou e se tornou o primeiro campeão olímpico consecutivo nas três modalidades. Além disso tivemos o ouro inédito no futebol masculino do Brasil.

Impeachment
- Tivemos o Impeachment da Dilma. Após ter sido afastada em Maio, ela teve seu mandato cassado. Ela teve de deixar a Presidência da República quando o Senado Federal aprovou por 61 votos a 20 o impeachment.

SETEMBRO
Paralimpíadas Rio 2016
- Tivemos os Jogos Paralímpicos, onde a Cerimônia de Abertura ocorreu dia 7 de Setembro e a Cerimônia de Encerramento no dia 18 de Setembro, num total de 11 dias. Com destaque para o nadador brasileiro, Daniel Dias, que ganhou nove medalhas, quatro de ouro, três de prata e duas de bronze. Tornou-se assim o maior medalhista homem da natação das Paralimpíadas, com 24 medalhas no total.

Tragédia no Rio São Francisco
- Tivemos a morte trágica do ator global Domingos Montagner, no dia 15 de Setembro, ele foi nadar no intervalo das gravações, no rio São Francisco, em  Sergipe e acabou se afogando. O ator morreu aos 54 anos de idade, deixando esposa e três filhos. A morte trágica do ator chocou o Brasil inteiro.

Greve dos Bancários
- No dia 5 de Setembro os bancários iniciaram uma greve, após 31 dias de paralisação, no dia 7 de Outubro eles decidiram encerrar a paralisação ao concordarem com a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), onde terão 8% de aumento salarial, pagamento de abono de R$ 3,5 mil, reajuste do vale-alimentação de 15% e aumento de 10% nos vale-refeição e auxílio-creche. O acordo proposto pelos bancos tem validade de dois anos. Para 2017, os salários serão reajustados pela inflação (INPC/IBGE), mais 1% de aumento real.

OUTUBRO
Eleições 2016
- Tivemos as eleições 2016, para prefeito e vereadores.

Prisão de Eduardo Cunha
- Tivemos a prisão do presidente cassado da Câmara, Eduardo Cunha, ele foi preso no dia 19 de Outubro, em Brasília, por ordem do juiz federal Sérgio Moro.

NOVEMBRO
Eleições nos EUA
- Tivemos a vitória de Donald Trump, nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Ele venceu a candidata Hillary Clinton.

Prisão do Sérgio Cabral
- No dia 17, o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, foi preso pela PF na Zona Sul do Rio, ele é suspeito de receber propina para concessão de obras públicas. O prejuízo estimado é de 220 milhões de reais.

Morte de Fidel Castro
- Tivemos a morte do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, que morreu aos 90 anos, no dia 25 de Novembro.

Tragédia aérea
- No dia 29, o esporte teve o maior acidente áereo da história, o avião que levava a delegação da Chapecoense a Medelín, na Colômbia, caiu na cidade de La Unión, devido a falta de combustível. Tinha 77 pessoas a bordo, 71 morreram, sobrevivendo apenas 6. A equipe catarinense iria disputar a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. A tragédia também foi considerada a maior da história do jornalismo brasileiro, com 20 jornalistas mortos.

Enem 2016 (Aplicação 1)
- Nos dias 5 e 6, ocorreu o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), porém o exame foi adiado para 240 mil candidatos de 364 escolas devido à ocupação de estudantes em locais de provas. Estes candidatos terão de fazer a prova nos dias 3 e 4 de Dezembro, datas da segunda aplicação do exame.

Legalização do Aborto até o 3º mês
- O STF decidiu que o aborto até o 3º mês de gestação não é crime, independente do motivo que leve a mulher a interromper a gravidez.

DEZEMBRO
Prisão de Adriana Ancelmo
- No dia 6, a mulher do ex-governador, Sérgio Cabral, Adriana Ancelmo se entregou na 7ª Vara Federal Criminal do RJ, após a determinação de prisão preventiva do juiz Marcelo Bretas. A prisão ocorreu, pois ela, assim como Cabral e mais outros onze réus, estão sendo acusados de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Reforma da Previdência
- A Reforma da Previdência foi proposta pelo governo, se for aprovada, o brasileiro terá de contribuir durante 49 anos para ter o benefício integral. Veja todos os detalhes aqui.

Delação
- No dia 9, foi divulgado um anexo de 82 páginas da delação de Cláudio Melo Filho, ex-diretor de relações institucionais do grupo Odebrecht. Neste documento, o executivo menciona que o Presidente da República, Michel Temer, fez um pedido de apoio financeiro para o PMDB ao presidente herdeiro da empresa, Marcelo Odebrecht.

Enem 2016 (Aplicação 2)
- Nos dias 3 e 4 de Dezembro ocorreu a segunda aplicação do Enem para os candidatos que tiveram a prova adiada em Novembro, devido à ocupação das escolas pelos estudantes.

O que você achou da nossa Retrospectiva 2016? Deixe sua opinião nos comentários, clique no vídeo e não deixe de assistir, curta, compartilhe, adicione aos favoritos e inscreva-se no canal! Valeu! ;)






Nenhum comentário:

Postar um comentário