quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Bullying e Cyberbullying

Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos à quem sofre esse ato. Em inglês, bully, significa brigão, valentão. No Brasil é traduzido como zombar, ridicularizar, tripudiar, dar apelidos humilhantes, entre outros. Essa violência é praticada por um ou mais indivíduos, com o objetivo de intimidar, humilhar ou agredir fisicamente uma pessoa. Pode ocorrer em qualquer lugar, como na rua, na escola, na igreja, no trabalho, em casa e etc. Normalmente é praticado contra alguém que não consegue se defender ou entender os motivos da tal agressão. E normalmente, a vítima teme os agressores, que muitas vezes são fisicamente superiores e até mesmo pela intimidação e influência que essas pessoas exercem no meio onde estão.
O bullying está enquadrado nas infrações previstas no Código Penal, como injúria, difamação e lesão corporal.
Temos também o Cyberbullying que é um tipo de violência praticada contra alguém através da internet ou outras formas de tecnologia. Quem pratica cyberbullying usa o espaço virtual para hostilizar e intimidar uma pessoa, pode ser colega de escola, professores e até mesmo desconhecidos. Esse termo é uma junção das palavras cyber, que é associada a todo tipo de comunicação virtual e bullying, que é o ato de intimidar e humilhar uma pessoa. Quem comete esse ato é chamado de cyberbully. O cyberbullying é mais fácil de ser praticado, pois os agressores podem fazê-lo de forma anônima nas redes sociais, por e-mail ou sms com conteúdos ofensivos e calúnias. Mas hoje já existem leis anti-cyberbullying, onde os agressores podem ser descobertos e processados por calúnia, difamação, sendo obrigados a indenizar a vítima.
Tanto o bullying como o cyberbullying trazem diversas consequências para quem sofre: distúrbio do sono, problemas de estômago, transtornos alimentares, irritabilidade, depressão, transtornos de ansiedade, dor de cabeça, falta de apetite e pensamentos destrutivos, como desejo de morrer. Nos piores casos, a vítima de cyberbullying pode cometer até suicídio.

Você já sofreu ou praticou bullying ou cyberbullying? Conte pra gente suas experiências. Clique no vídeo, compartilhe, curta e inscreva-se no canal! Valeu! ;)






Fontes:
http://www.significados.com.br/bullying/
http://www.significados.com.br/cyberbulliyng/

Nenhum comentário:

Postar um comentário