Saci Pererê - É um menino negro que tem uma perna só, fuma cachimbo e usa uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos. Conhecido por suas travessuras e por se divertir com elas, ele é gosta de queimar comida, acorda as pessoas com gargalhadas, assusta os viajantes à noite e os faz se perderem nas estradas e gosta de fazer tranças nos pelos dos animais.
Curupira - É um menino de cabelos vermelhos e pés virados para trás, ele é protetor da fauna e da flora e solta assobios agudos para assustar e confundir caçadores, seus pés virados para trás servem para despistar os caçadores que ao seguir suas pegadas vão na direção errada.
Iara/Sereia - Iara era uma índia guerreira, a melhor de sua tribo, por inveja seus irmãos tentaram matá-la. Entraram em sua cabana à noite, mas ela ouviu e para se defender ela os matou. Mesmo tendo feito isso para se defender ela foi jogada no rio como punição. Em uma noite de lua cheia ela foi trazida à superfície pelos peixes, onde foi transformada em sereia. O seu canto é irresistível e leva os homens a pularem na água, onde ela os leva ao fundo e dificilmente voltam vivos.
Cuca - Associada ao bicho papão, ela é muito temida pelas crianças, é uma velha feia e malvada que tem cara de jacaré e rapta as crianças desobedientes e que não querem dormir. Aí vem a música “nana neném que a Cuca vem pegar”.
Boto cor-de-rosa - A lenda diz que nas noites de festas juninas, o boto sai dos rios da Amazônia e se transforma num homem bonito e atraente, que seduz as mulheres, as levam ao fundo dos rios para acasalar. Muitos da cultura amazônica afirmam que todos os filhos de origem desconhecida são filhos do boto.
Lobisomen - A lenda diz que quando uma mulher tem sete filhas e o oitavo filho é um homem, este será um lobisomen. Logo, ao completar 13 anos a maldição começa. Sua transformação de homem em lobisomen ocorre nas encruzilhadas em noites de lua cheia por volta da meia noite e ao amanhecer ele volta a ser homem.
Mula sem cabeça - Segundo a lenda uma mulher que namorasse um padre seria amaldiçoada e se transformaria em uma mula sem cabeça que solta fogo pelo pescoço e assusta muitas pessoas e animais correndo pelos campos. Isso porque as mulheres deveriam ver o padre como um “santo” e não como homem e se cometessem qualquer pecado com um padre acabariam sendo transformadas em mula sem cabeça. A única forma de quebrar a maldição seria se alguém tirasse o freio de ferro que a mula sem cabeça carrega, assim uma mulher arrependida pelos seus pecados voltaria.
Boitatá - É uma cobra de fogo, que protege os animais e as matas. Vive nas águas e também pode se transformar em uma tora em brasa, queimando aqueles que põem fogo nas matas e florestas. A lenda também diz que quem encontra o boitatá deve ficar parado, sem respirar e de olhos bem fechados, senão ficará cego, morrerá ou ficará louco.
E aí, já conhecia alguma dessas lendas do folclore? Ficou faltando alguma? Então clica no vídeo abaixo, deixa uma curtida pra apoiar, deixa um comentário falando se faltou alguma lenda e se gostou do vídeo, compartilhe, adicione aos favoritos, inscreva-se no canal e clica no sininho pra ativar as notificações e não perder nenhum vídeo. Valeu! ;)
Fontes:
http://abracadabrafantoches.blogspot.com.br/2010/07/as-10-lendas-mais-conhecidas-do.html
https://www.todamateria.com.br/lendas-do-folclore/