sábado, 24 de dezembro de 2016

A Origem do Natal - Especial de Fim de Ano

Primeiramente vamos falar sobre o significado da palavra Natal. É de origem latina, “nativitas”, que significa nascimento ou local onde uma pessoa nasceu. Por isso a expressão “cidade natal” indica a cidade onde alguém nasceu. O Natal é uma festa religiosa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo, o dia 25 de Dezembro foi instituído pela Igreja Católica no ano de 350 pelo Papa Julio I, e mais tarde foi oficializado como feriado. No início o Natal não fazia parte das comemorações cristãs, pois a Bíblia não diz nada sobre a data verdadeira do nascimento de Cristo. Estudiosos afirmam que Jesus Cristo nasceu em Abril. Você deve se perguntar então porque o Natal é comemorado em Dezembro, se não foi essa a data que Jesus nasceu. Mas tudo tem uma razão, e com o Natal não seria diferente, ele começou a ser celebrado como uma tentativa da Igreja Católica de cristianizar os povos que comemoravam a festa pagã da Saturnália, que acontecia entre os dias 17 e 25 do mês de Dezembro.

Os símbolos de Natal e o que eles significam
Árvore de Natal - Normalmente é um pinheiro, uma das versões da associação da árvore ao Natal é o formato triangular do pinheiro representar a Santíssima Trindade. E também, o pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que continuam verdes durante o inverno quando a maioria fica sem folhas. O costume de enfeitar as árvores surgiu em 1530 com Martinho Lutero, em uma noite, enquanto caminhava pela floresta, ele ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve e as estrelas do céu compondo a imagem. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta. Na América Latina, apenas no século XX teve início essa tradição. Segundo a tradição católica a árvore deve ser montada no fim de Novembro e desmontada no dia 6 de Janeiro, Dia de Reis, que celebra a chegada dos Três Reis Magos à cidade de Belém, onde encontraram com Jesus e o presentearam.






Papai Noel - Conhecido como o bom velhinho, que usa roupas vermelhas, tem longa barba branca e surge na véspera de Natal com um saco cheio de presentes para as crianças que se comportaram durante o ano todo. Segundo a lenda, foi inspirado em São Nicolau, um bispo que tinha o costume de ajudar as pessoas pobres, e segundo a tradição o bispo colocava um saco com moedas próximo à chaminé da casa de quem precisava. Mas foi o alemão Thomas Nast, em 1866, que criou a figura do Papai Noel velhinho, simpático, gordinho, com casaco vermelho com pelos brancos, cinto e botas pretas. O Papai Noel se popularizou por causa da Coca-Cola, que usou a imagem criada pelo alemão em suas propagandas de Natal desde 1931. Para a maioria das pessoas o Papai Noel vive no Polo Norte. E ele traz presentes para as crianças no Natal. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.






Estrela de Natal - Segundo o evangelho de Mateus na bíblia, simboliza a estrela que guiou os magos até o local de nascimento de Jesus.







Presentes de Natal - Trocar presentes é uma das mais antigas tradições do Natal, pois os magos deram presentes para Jesus e o bispo Nicolau (que originou o Papai Noel) conhecido por dar presentes a quem necessitava.








Velas de Natal - As velas e todas as iluminações utilizadas no Natal simbolizam Jesus, que afirmou ser a luz do mundo.





Presépio - Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus Cristo, ou seja, a manjedoura, os animais, os Reis Magos e Maria e José.




E aí, você conhecia a história sobre a Origem do Natal? Clique no vídeo abaixo, curta, comente, compartilhe, adicione aos favoritos e inscreva-se no canal! Valeu! ;)









Fontes:
https://www.significados.com.br/natal/
https://www.significados.com.br/papai-noel/
https://www.significados.com.br/arvore-de-natal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário